Participantes da XV AGN aprovam relatório do Planejamento Estratégico dos Analistas-Tributários na noite desta segunda-feira (20)

odair11

Por 131 votos favoráveis, 2 contrários e 7 abstenções os participantes da XV Assembleia Geral Nacional (AGN) do Sindireceita aprovaram, na noite desta segunda-feira, dia 20, o relatório final do Planejamento Estratégico dos Analistas-Tributários. O tema foi apresentado aos participantes do encontro pelo diretor de Comunicação do Sindireceita, Odair Ambrosio, que integra o grupo de coordenadores do Planejamento Estratégico representando a 5ª Região Fiscal. Na oportunidade, Ambrosio detalhou os objetivos do Planejamento Estratégico, seu histórico de desenvolvimento e resultados. Após a apresentação, os delegados sindicais debateram sobre o tema e realizaram a votação.

Em sua explanação, o diretor Odair Ambrosio destacou a importância do Planejamento Estratégico para a categoria e ressaltou que a iniciativa fornece um horizonte de ações para os Analistas-Tributários e para o Sindireceita. “O Planejamento traz discussões que fornecem diretrizes de trabalho para toda a nossa base, para a Diretoria, para o Conselho Nacional de Representantes Estaduais, para os Conselhos Estaduais de Delegacias Sindicais e para as Delegacias Sindicais. Não temos todo o caminho construído, mas o Planejamento nos dá uma direção. Esse projeto foi desenvolvido a partir de um trabalho amplo e democrático, feito com preparação dos coordenadores e com debates nas Delegacias Sindicais”, declarou Odair Ambrosio.

Ambrosio acrescentou ainda que o principal objetivo da iniciativa é preparar a categoria para os desafios futuros dos Analistas-Tributários, por meio do diagnóstico de cenários factíveis e da indicação de ações tempestivas direcionadas à consecução de suas metas coletivas. Além desta missão, segundo Ambrosio, o Planejamento Estratégico também tem como intuito formar consciência coletiva, incentivar a participação dos filiados nas discussões de sua representação sindical, democratizar o processo de decisão e promover a formação sindical.

odairabre-1000x6402

Histórico

Desenvolvido com a participação de mais de 2.000 Analistas-Tributários, o Planejamento Estratégico segue deliberação de maioria dos servidores do cargo participantes da 14º edição da Assembleia Geral Nacional (AGN) do Sindireceita, ocorrida em agosto de 2015, em Curitiba/PR. No encontro, os ATRFBs também elegeram os coordenadores da iniciativa representando as dez Regiões Ficais, que tiveram como missão coletar teses e opiniões das bases em Oficinas Regionais junto às Delegacias Sindicais do Sindireceita.

O segundo passo para o desenvolvimento do projeto se deu em maio de 2016, quando foi contratada uma consultoria especializada para fornecer suporte técnico à iniciativa, conduzida pela professora da Universidade de Brasília (UnB), Magda Lúcio. Posteriormente, em junho daquele ano, foi realizada a Maratona de Prospecção Estratégica Sociotécnica de Cenários, em Brasília/DF, que prospectou cenários para o Planejamento 2016/2018 e capacitou os coordenadores para a disseminação das estratégias e construção de atividades. Além dos coordenadores das 10 Regiões Ficais, também participaram do encontro os membros da Diretoria Executiva Nacional (DEN), do Conselho Nacional dos Representantes Estaduais (CNRE) e do Grupo Técnico de Trabalho do Sindireceita.

De setembro a novembro de 2017 foram realizadas 39 Oficinas Regionais, que contaram com a participação de Analistas-Tributários em todo o país. As propostas coletadas nos encontros regionais foram debatidas durante a Plenária Nacional do Planejamento Estratégico, ocorrida dos dias 4 a 6 de maio, no Hotel Cullinan, em Brasília/DF, com a participação de 74 Analistas-Tributários.

Todas as informações sobre o Planejamento Estratégico encontram-se disponíveis na Área Restrita do site. Clique aqui para conferir.

Fonte: Sindireceita

Comentar